JUNHO_POST_Novas dinâmicas e processos nos negócios

Covid-19 provoca mudanças na dinâmica do mercado de trabalho e adaptação dos processos das empresas se torna mais do que necessária

26/06/2020 às 16:10

Ainda que existam muitas incertezas sobre o futuro pós-pandemia da Covid-19, as ações e posturas adotadas por muitas empresas apontam para mudanças que já estão sendo implementadas no mercado de trabalho. Esse ‘novo normal’, além de exigir alterações estruturais, deve impactar ainda nos modelos de negócio, dinâmica e gestão das instituições, demandando respostas ágeis e assertivas.

 

“Percebe-se que muitos restaurantes e franquias de comida estão otimizando suas operações via aplicativo, além de garantir maior eficiência e qualidade nesses processos”, explica Ricardo Montanher, diretor da Horizons Telecom. Um exemplo da urgência dessas mudanças no setor decorre do impulsionamento do delivery, modalidade que cresceu 400% entre os supermercados do Rio de Janeiro entre março e abril de acordo com a Associação dos Supermercados do Estado (Asserj).

 

As alterações nas rotinas e métodos de trabalhos também devem contribuir para que as instituições enxerguem seus procedimentos de forma mais holística. “Os indicadores de produtividade tiveram que se adaptar ao momento. Dessa forma, os gestores também modificaram a maneira com a qual lidam com a operacionalidade dos processos”, esclarece Montanher.

 

Uma das soluções encontradas por essas instituições foi acelerar a automação de programas que medem o engajamento dos clientes e colaboradores. Além disso, a infraestrutura digital das empresas foi ampliada, com investimentos na aquisição de softwares seguros para reuniões remotas e melhor sincronização das equipes de colaboradores.

 

A gestão nas empresas, inclusive, foi um dos setores mais impactados pela pandemia. A partir disso, os profissionais passaram a planejar planos de contingência e continuidade mais detalhados e elaborados. Tais documentos, que contemplam toda a estrutura da corporação, ajudam a prever possíveis crises, contribuindo para a redução de maiores danos à saúde institucional.

 

“Como essas mudanças influenciam diretamente na mentalidade da empresa e a forma como ela compreende o próprio negócio, pode ser um processo de amadurecimento para a instituição nos próximos meses. Nesses casos, é importante implementar as medidas mais  urgentes e depois desenvolver gradualmente os setores complementares”, arremata Montanher.

Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de alta velocidade, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana.  Atua nas cidades de Curitiba/PR e Região Metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP, Santo André/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.