JUNHO_Novo CIO

“Os gestores devem se antecipar às mudanças tecnológicas que estão ganhando espaço no mercado”, afirma diretor da Horizons Telecom

05/06/2020 às 10:29

De acordo com o relatório IDC FutureScape: Worldwide CIO Agenda Predictions, realizado pela empresa de inteligência de mercado International Data Corporation (IDC), o mercado de TI nos próximos três anos deve ser pautado pela criação de plataformas digitais mais ágeis, resultando na substituição de diversos processos obsoletos.

 

Segundo o estudo, o grande responsável por orientar essas mudanças será o Diretor de Tecnologia da Informação (CIO), que deve elaborar boa parte dos planos estratégicos nas empresas, além de se antecipar às tendências e garantir a continuidade dos negócios nos cenários futuros.

 

Até 2022, por exemplo, estima-se que até 75% dos CIOs serão considerados atrasados em suas funções caso não consigam capacitar e permitir que suas equipes de produtos tenham liberdade criativa para inovar. O levantamento aponta ainda que, para obter sucesso nas empresas, os CIOs devem ser capazes de gerenciar três pilares profissionais: governança, estratégia e as operações de TI, que somam funções de negócios e aplicabilidade tecnológica.

 

Ainda que sua importância seja indiscutível para o funcionamento da área, as tendências para os próximos anos no setor de TI não se resumem somente às responsabilidades dos diretores de tecnologia. “Os gestores devem se antecipar às mudanças tecnológicas que estão ganhando espaço no mercado”, afirma o diretor da Horizons Telecom, Ricardo Montanher.

 

Ele utiliza como exemplo o uso dos centros de dados, que deve ser ampliado nos próximos anos devido à maior movimentação dessas informações pelas empresas, exigindo, dessa forma, redes mais consistentes de proteção. Além disso, Montanher aponta que o Gerenciamento de Infraestrutura Digital Híbrida (HDIM) também deve ser observado pelo mercado devido ao potencial tecnológico e complexidade de gestão do sistema.

 

“Estes pontos já foram destacados como tendências para o segmento pela Gartner Inc., líder mundial em pesquisa. Também podemos esperar mudanças com relação à automação dos processos, que deve contemplar estratégias mais eficientes e ampliar as soluções já existentes, agregando valor às atividades desenvolvidas pelas empresas”, conclui.