ABRIL_Home office

Home Office não é férias: os cuidados necessários durante o trabalho remoto

29/04/2020 às 16:15

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que trabalham de forma remota, seja em casa ou em outros espaços (a exemplo dos coworkings), cresceu cerca de 21,1% entre 2017 e 2018. O cenário também é promissor, aponta o Catho, um dos maiores sites de currículos on-line do país, já que 37% dos brasileiros cadastrados no site afirmam que fazem ou já fizeram home office em algum momento.

 

Por conta das preocupações com o distanciamento social e da limitação da mobilidade urbana devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), essa modalidade de trabalho tem sido adotada ainda mais pelas empresas. Entretanto, trabalhar de forma remota requer do profissional muitos cuidados, principalmente com relação à segurança de dados para evitar ataques digitais e vazamento de informações sigilosas.

 

Diretor da Horizons Telecom, Ricardo Montanher recomenda, além da alteração de senhas de acesso a emails e contas de acesso, a redefinição da senha do modem/roteador. Outro cuidado básico, comenta ele, é evitar utilizar pen-drives ou HD’s externos, ainda que os dispositivos sejam “conhecidos” ou utilizados com frequência no computador pessoal. Um anti-vírus confiável também é indispensável durante as atividades.

 

“Também é importante utilizar serviços de armazenamento em nuvem para evitar a perda de dados. Dessa forma, o usuário pode usar essa tecnologia para realizar backups de arquivos ou mesmo trabalhar diretamente nessas plataformas. Outra dica importante é usar um serviço de VPN para proteger os dados da empresa. Com o auxílio dessas redes privadas, dificulta-se o acesso dos invasores às informações compartilhadas”, exemplifica.

 

Do lado das empresas, Montanher esclarece que é importante que os profissionais tenham treinado adequado para desenvolver suas atividades em casa sem prejuízo. Além disso, é recomendável ainda investir em soluções como ferramentas de gestão de documentos à distância ou mesmo recursos de segurança integrados aos aparelhos móveis, minimizando assim os riscos no ambiente digital.