Horizons_segurança de dados

Proteção de dados na era digital: um desafio constante

27/03/2020 às 14:38

Gerenciar as informações pessoais e profissionais de forma segura no ambiente digital é um desafio constante. O acesso à informação em tempo real e a facilidade de conexão em qualquer hora ou lugar fornecem praticidade no dia a dia, ao mesmo tempo em que podem criar situações de perigo com relação à proteção de dados.

 

De acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet (ISTR, em inglês) divulgado pela empresa de segurança digital Symantec, o Brasil foi o sétimo país (entre 157) em que foram mais gerados ciberataques em 2017. Segundo o estudo, durante o período, o país também foi o terceiro lugar no ranking por ataques via spam, e ainda o quarto no que diz respeito à quantidade de ameaças feitas através de robôs virtuais.

 

“Os ataques aos dispositivos podem ter diversos objetivos. Entre eles o roubo de dados, espionagem, prejudicar o desempenho dos aparelhos ou até mesmo o furto de identidade”, avalia o diretor da Horizons Telecom, Ricardo Montanher. Ele esclarece que, durante a utilização pessoal de computadores ou notebooks, é importante ter um antivírus confiável, e evitar o compartilhamento de dados pessoais como senhas ou números de cartões, independentemente do dispositivo tecnológico que se tem em mãos.

 

O diretor da Horizons também alerta sobre a exposição nas redes sociais, comportamento que pode facilitar a atuação de ciberataques. “É importante utilizar senhas consistentes com letras maiúsculas, minúsculas e números. Além disso, recomenda-se um cuidado especial com relação às redes sociais no que diz respeito às informações sensíveis como endereço de moradia, compartilhamento excessivo de lugares frequentados, entre outros”, afirma. Montanher lembra ainda que é possível configurar as opções de privacidade nas plataformas para obter um maior controle sobre o alcance das publicações.

 

“Deve-se ter um cuidado também ao clicar em ofertas de produtos com preços muito abaixo do mercado ou na interação com e-mails estranhos. Ao receber uma mensagem suspeita de um banco ou empresa da qual a pessoa é cliente, é recomendável entrar em contato através de outro canal para checar a veracidade das informações. Isto é, se dirigir pessoalmente ao local  ou falar com alguém de confiança da entidade correspondente”, esclarece.

 

 

Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de alta velocidade, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana.  Atua nas cidades de Curitiba/PR e Região Metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP, Santo André/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.