FEVEREIRO_Machine Learning

Conheça a nova tecnologia que otimiza resultados corporativos usando análise feita por inteligência artificial

14/10/2019 às 15:22

Machine Learning, ou “aprendizagem de máquina”, pode ser entendido como um segmento da ciência da computação que estuda a automatização de tarefas com a utilização de sistemas ligados à inteligência artificial. O diferencial do Machine Learning é que as máquinas são capazes de aprender por meio da própria base de dados, ou dos dados do usuário, e tomar decisões com maior segurança, apresentando resultados mais satisfatórios.

 

A tecnologia tem despertado o interesse por esta área, pois permite criar sistemas mais efetivos e dinâmicos de automação. Programados por regras previamente definidas, esses softwares são capazes de realizar análises em contextos complexos e até mesmo prever algumas ações que estão além da capacidade humana. Todas essas atividades são estruturadas através dos algoritmos, ou seja, instruções e diretrizes que irão “guiar” os robôs às decisões mais eficientes de acordo com a situação.

 

Os sistemas de Machine Learning podem ser aplicados no mundo corporativo para otimizar resultados, uma vez que as estruturas de autoaprendizagem possuem uma capacidade análitica muito acima da média e consegue antever situações. Além disso, a automatização de tarefas realizadas por esses sistemas permite que os profissionais permaneçam focados em atividades estratégicas, resultando em um quadro de funcionários enxuto, reduzindo custos.

 

“Alguns dos sistemas mais famosos que aplicam Machine Learning possuem uma proposta simples, mas efetiva. Eles exibem conteúdo relevante aos usuários utilizando os próprios dados dos clientes e comunicam esses resultados às empresas. Dois exemplos que frequentemente usamos no cotidiano são o Google e a Apple”, aponta Ricardo Montanher, diretor da Horizons Telecom. Ele explica que, ao “valorizar” o conteúdo gerado pelo usuário, essas empresas conseguem ser mais assertivas e oferecer produtos mais apropriados para cada consumidor.

 

A expectativa com o aperfeiçoamento dos sistemas de Machine Learning é de que sua utilização seja mais usual em breve. “Pela sua capacidade de aprendizado e interação com o usuário, esses sistemas podem ser utilizados em qualquer segmento ou setor de mercado, além de contribuir para o desenvolvimento de outros softwares. Já é uma realidade em áreas como marketing e segurança, e deve se expandir muito nos próximos anos”, completa.

 

Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de alta velocidade, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana.  Atua nas cidades de Curitiba/PR e Região Metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP, Santo André/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.